10 junho 2013

Coma melhor e tenha um coração saudável



. Elimine os carboidratos refinados, como farinha branca e açúcar, para manter saudável o nível de glicose no sangue. O nível elevado provoca danos nas artérias e aumenta muito o risco de doença cardíaca.

. Coma frutas frescas (para ter vitamina C), verduras, legumes, cereais integrais e ácidos graxos ômega-3 (das sementes e dos peixes de carne gordurosa) para diminuir a inflamação das artérias, fator de risco fundamental da doença cardíaca.

. Aumente a ingestão de esteróis vegetais, obtidos em sementes, castanhas, nozes (as nozes mantêm as artérias elásticas) e feijões, e de fibras solúveis, encontradas na aveia, na cevada e nas berinjelas. Ambos ajudam a baixar o colesterol.

. Obtenha vitamina D tomando sol (10 a 15 minutos de exposição perto do meio-dia) e em alimentos como peixes de carne gordurosa – cavala, salmão, atum ou sardinhas – e suplementos.

. Tempere os alimentos com cúrcuma. Este condimento contém curcumina, que reduz a aderência das plaquetas do sangue e relaxa as artérias.

. Se você tem colesterol alto, converse com seu médico sobre o suplemento niacina. Esta vitamina do complexo B é eficaz para elevar o HDL e baixar o colesterol total.


. Reduza o nível do aminoácido chamado homocisteína, aumentando a ingestão de complexo B, com uma alimentação rica em grãos, como lentilhas, e verduras ricas em folato, como espinafre e alho-poró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário