11 setembro 2012

Sardinha Escabeche na Pressão





Ingredientes:
- 1 kg de filé de sardinha
- 2 cebolas
- 1 tomate
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 2 colheres (sopa) de óleo (ou azeite)
- 1/2 xícara de vinagre
- 4 dentes de alho amassadinhos
- 3 folhas de louro
- 1 ramo de salsinha
- sal e pimenta a gosto.

Preparo:
Fazer uma "cama" na panela de pressão com uma cebola cortada em rodelas.
 Colocar as sardinhas e cobri-las com os demais ingredientes, finalizando com o óleo e o vinagre. 
Levar ao fogo e, quando começar a ferver deixar mais 20 minutos e apagar o fogo.
 Abrir a panela só quando estiver totalmente fria, de preferência no dia seguinte. 
É uma ótima entrada que pode ser servida com pão italiano e se conserva na geladeira por 15 dias.
 Não pode ser congelada.




Além desse prato ficar delicioso a sardinha tem um papel importantíssimo para o nosso organismo.

A sardinha contêm ômegas, um tipo de gordura essencial para o organismo, faz bem para a saúde. Ainda mais se o alimento possuir os três tipos de ômega: 3, 6 e o 9, nas quantidades corretas. A sardinha é uma campeã nesse quesito: como alguns pescados de águas mais frias, tem todos os ômegas na proporção ideal, além de ser uma fonte rica de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D - nutrientes essenciais para a boa nutrição.
Os benefícios desse peixe, um dos mais baratos do mercado, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça.

"Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias.

Ao optar pelo consumo do alimento fresco, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para termos certeza de que estamos comprando sardinha fresca. "O aspecto geral do peixe precisa ser brilhante e de cores bem vivas, o corpo e a pele devem estar firmes, e a carne vermelho-escura e macia ao toque. Quando a carne fica mole é sinal de que o peixe não está fresco. Pressione o peixe com os dedos, se deixarem marcas, desista da compra. Os olhos do peixe também devem ter aspecto brilhante, tanto a parte clara transparente, quanto a pupila negra", ensina Anna Aslan. Limpo e enxuto, o peixe pode ser conservado no freezer, em casa, por até seis meses. Latas de sardinha fechadas e dentro do prazo de validade podem ser guardadas por cerca de um ano em lugar fresco e sem luz, a uma temperatura média de 180C. Depois de aberta a lata, o conteúdo precisa ser consumido em dois dias, desde que mantido em geladeira e em recipiente fechado.

Fonte: Receitas de Todos os Dias (Blog)



Nenhum comentário:

Postar um comentário