22 setembro 2012

Hambúrguer de Berinjela



Uma opção saudável para preparar hambúrguer:

Ingredientes:
1 Berinjela,
2 Cebolas roxas
½ maço de Manjericão
1 xícara de Aveia em flocos
2 colheres de sopa de Linhaça
Azeite de oliva extra virgem a gosto
Sal, salsinha e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
 Com um garfo ou palito, fure a casca de berinjela e leve para assar em forno médio preaquecido em uma assadeira, junto com as cebolas roxas inteiras e com a casca, por cerca de 1 hora, virando a cada 20 minutos para que asse por igual.

Abra a berinjela e raspe a polpa em um processador. Descasque a cebola e coloque a polpa no processador. Acrescente a linhaça, sal e pimenta e bata até formar um purê. Acrescente a aveia aos poucos, processando até que dê para moldar os hambúrgueres com as mãos.

Grelhe os hambúrgueres em azeite de ambos os lados até dourar, e sirva com pão integral tostado, folhas e queijo.

A berinjela apresenta uma boa quantidade de água e fibras. Em conjunto, as duas são grandes aliadas para o bom funcionamento do intestino e a redução dos casos de prisão de ventre.

Outra vantagem oferecida pela berinjela, exatamente por causa da ótima porção de fibras, é que ela ajuda na perda de peso. Segundo Carla, suas fibras levam duas ou três vezes mais tempo para serem digeridas do que as presentes em outros alimentos. “Isso prolonga a saciedade da pessoa, fazendo com que ela demore mais tempo para sentir fome de novo”, explica.

A substância saponina, encontrada na berinjela,é uma das razões que justifica a importância da berinjela no cardápio. Um dos principais benefícios da saponina é quebrar o excesso de moléculas de gordura do sangue, impedindo o organismo de absorvê-las.


copy:Aline Carolina Olliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário