16 setembro 2012

Antepasto de Berinjela (2)



Ingredientes:
5 beringelas pequenas (as semente são mais claras e em menor quantidade)
5 dentes de alho picados grosseiramente
1 cebola grande em fatias finas
3 colheres (sopa) de alcaparras picadinhas
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de uvas passas escuras e claras
1/2 xícara de vinagre
bastante orégano
folhas de louro
sal
1 garrafa de bom azeite de oliva extra virgem

 Modo de fazer:
Descasque as beringelas e depois corte em rodelas de 0.5cm, Em seguida corte em tirinhas finas. Coloque uma camada de beringelas num escorredor e polvilhe com bastante sal. Espalhe mais uma camada de beringelas e sal e assim sucessivamente até acabarem as beringelas.

Coloque um peso por cima e deixe "chorando" por algumas horas (deixei meio dia). Vai escorrer um líquido bem escuro.

Aqueça uma frigideira e despeje um pouco de azeite. Refogue os alhos e cebola até amaciarem e ficar transparente. Junte as alcaparras, azeitonas, uvas passas, vinagre, orégano e louro. Deixe refogando em fogo médio por alguns minutos.

Enquanto isso, lave as beringelas em bastante água corrente. Escorra rapidamente e esprema as beringelas dentro de um pano para retirar o excesso de água.

Tire o refogado do fogo e junte as beringelas. Misture e espere esfriar. A beringela não é refogada e não é necessário colocar sal. Coloque o refogado dentro de vidros com tampa e cubra com azeite. Use um palito ou hashi para que o azeite chegue até o fundo. Não deixe nada de fora do azeite, caso contrário vai embolorar. Tampe e deixe na geladeira. Já pode consumir no dia seguinte.

* Se quiser, acrescente pimentões (verde, vermelho, amarelo) ou pimenta vermelha ao refogado.

* A receita original pede para conservar os potes com antepasto na geladeira mas depois de dois dias o azeite se solidifica. Não se assustem, fica uma mistura pouco atraente mesmo. Acho que esta recomendação é por medida de segurança para não ter perigo de se estragar. Mas pensando bem, creio que pode ser conservado em temperatura ambiente desde que o antepasto esteja sempre submerso no azeite, assim como aquelas pimentinhas em conserva. Eu continuo com meus potinhos na geladeira e estou retirando as porções que vou consumir e aqueço por 10 ou 20 segundos no microondas.

Fonte: pecadodagula.blogspot.com

Nesse link também !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário