06 abril 2012

Torta de Escarola Divina

Massa:
100g de manteiga gelada em cubinhos
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de amido de milho
1 ovo
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de fermento em pó
água gelada se necessário para dar ponto

Recheio:
1 xícara de leite
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de amido de milho
sal e pimenta do reino
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
1 pé de escarola limpo e picado
2 cenouras médias raladas no ralo grosso
½ xícara de queijo ralado (pode ser qualquer um, eu usei minas padrão com parmesão)
cheiro verde picado a gosto
azeitonas verdes sem caroço a gosto

Modo:
Para a massa, coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e junte a manteiga e o ovo. Amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola. Se necessário vá pingando um pouco de água até dar ponto. Eu fiz a massa no processador. Coloquei os secos e a manteiga e pulsei algumas vezes até formar uma farofa não muito fina. Juntei o ovo, pulsei algumas vezes e fui pingando água até a massa se juntar numa bola.
Espalhe a massa no fundo e laterais de uma forma ou refratário de 26cm. Leve para a geladeira enquanto prepara o recheio.
Faça um refogado com alho e cebola com um pouco de óleo ou manteiga. Quando murchar, junte a cenoura e refogue mais um minuto. Vá juntando a escarola aos poucos até que tudo fique murcho. Tempere levemente com sal e pimenta do reino e junte o cheiro verde no final. Tire num prato e deixe esfriar.
No copo do liquidificador, coloque o leite, ovos, amido de milho, queijo e sal a gosto. Bata bem e misture com o refogado de escarola. Despeje sobre a massa e nivele a superfície. Espalhe as azeitonas, pressionando para dentro do creme e leve para assar em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 45 a 50 minutos ou até que fique levemente dourado e firme ao toque.

Fonte: Pecado da Gula




Nenhum comentário:

Postar um comentário