02 outubro 2011

Sâncrito Básico

Por  Erica Rodefer 

Cinco palavras em sânscrito que todo yogi deveria saber:


1. Asana. Meu primeiro professor de Yoga colocava o acento na segunda sílaba: a-SA-na. Ainda acho que soa interessante. Mas a pronúncia certa é A-sa-na. significa, literalmente, assento, mas nas aulas de Yoga é usada como “postura”. Exemplo: balasana = postura da criança.
2. Namaste. Essa é minha palavra sânscrita preferida porque é divertido dizer – na-ma-tê. A luz divina dentro de mim reverencia a luz divina dentro de você. Minha tradução incrivelmente simplificada: Eu sou demais. Você é demais. Todas essas pessoas são demais. Não é demais praticarmos Yoga juntos? Obrigado pela sua presença.
3. Om. Oooooooooooommmmmmmmmmm. Aparentemente, esse é o som do universo. A versão escrita de Om se tornou um símbolo universal do Yoga – enfeita as paredes de escolas e está tatuado em muitos alunos por todo o planeta. Mas o que significa? Essencialmente, nós somos todos parte desse universo – sempre em movimento, sempre mudando, sempre respirando. Quando entoa Om, você vibra nessa frequência.
4. Shanti. Paz. Quando você entoa, “Om shanti shanti shanti”, é uma evocação da paz. Nas tradições budista e hinduísta, se canta shanti três vezes para trazer paz ao corpo, discurso e mente.
5. Yoga. Todos sabemos que Yoga é a união do corpo, mente e espírito. É o que a palavra Yoga significa – ligação ou união. É, na verdade, a prática de conectar seu corpo, mente e espírito, mas pode significar mais que isso, também. É conectar-nos com nós mesmos, com os outros, o ambiente em que vivemos e, eventualmente, com nossa verdade. Que cada um de vocês seja abençoado com paz e beleza, amor e luz.
Namaste.

 Erica Rodefer é escritora e praticante de Yoga e vive em Charleston, EUA. Visite seu blog:Spoiledyogi.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário