02 setembro 2011

Yes nós temos banana !

A banana é uma preferência nacional e uma unanimidade mundial. É a fruta de mesa mais vendida em todos os países. O Brasil é um dos maiores mercados consumidores tendo um consumo médio anual estimado em 24 kg per capita

A banana é rica vitamina E, C e B mas seu forte é o potássio, mineral que os músculos usam para se contrair. Sua falta pode provocar caibras, fadiga e alterações nas batidas do coração.

As pessoas que tomam diurético devem ingerir banana em sua dieta. Este tipo de medicamento leva o potássio embora pela urina.

Outro componente importante é o cálcio que é vital para garantir o ritmo cardíaco normal, as funções de nervos e músculos e ainda, de varias etapas da coagulação do sangue.

A ciência também confirmou o que os nossos avós já diziam: a banana pode ajudar quem tem indisposição estomacal depois de comer e prevenir a úlcera. O segredo está no amido, composto presente na fruta, que é digerido principalmente na boca e no intestino, essa substância inibe a produção excessiva de ácido no estômago. 
Outras pesquisas mostram que a banana pode ser uma saída para combater a TPM (tensão pré-menstrual) devendo ser consumida nos dez dias que antecedem a menstruação, isto porque ela é uma boa fonte de vitamina B6.

A banana pode curar, mais depressa que muitos imaginam, as alergias ligadas às reações ao pólen das plantas, pó e outros elementos em suspensão no ar isto porque este fruto tem um elevado conteúdo de magnésio (o consumo de 3 bananas fornece 180mg desse elemento) sendo considerado uma das melhores armas contra esse inimigo no verão.

Sabe-se também que crianças e idosos foram salvos da morte graças à alimentação à base de bananas. Em casos de indigestão intestinal, ela faz verdadeiros "milagres" . A banana prata é a mais usada pôr bebês, podendo entretanto ser dada a banana maça ou banana d'água. Outro fator importante é que a banana faz parte do hábito alimentar das populações mais carentes devido a seu baixo custo e alto grau de calorias. Mastigar bastante. Esse é o segredo para aumentar os benefícios da banana.

Origem e Cultivo: Originária do Sudoeste da Ásia tem no Brasil um dos maiores produtores ocupando 500mil hectares de cultura. Os maiores produtores são Bahia e Pará. São Paulo, o terceiro maior produtor, colhe em média 900 mil toneladas em 45 mil hectares , empregando 20437 pessoas. A produção está concentrada no Vale do Ribeira e Litoral Sul, responde pôr 60% da produção agrícola regional e é sua principal atividade econômica.

Tipos mais Comuns: Nanica Climatizada, Prata, Maça, Ouro, Figo e Terra

Características: As bananas devem apresentar as características do cultivar bem definidas, serem sãs, inteiras, limpas e livres de umidade externa anormal.

Defeitos Graves: a banana não deve estar amassada, com danos profundos, queimada de sol, com partes podres, lesões ou manchas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário