30 maio 2011

Sobre a Geléia Real



A geléia real se apresenta de forma cremosa, acentuadamente ácida com cheiro e sabor forte. É produzida através da secreção glandular de abelhas operárias jovens, de poucos dias, e destinada exclusivamente à alimentação das larvas e da rainha. Todas as larvas são alimentadas com geléia real nos dois primeiros dias de vida.
A rainha, porém a come durante toda a sua vida. Por esta razão é encontrada a diferença entre as operárias que pesam 125mg e medem 12 mm, e vivem no máximo 45 dias, enquanto que a rainha pesa 200mg e mede 17 mm de comprimento, e vivem até 5 anos, pondo 2000 a 3000 ovos por dia. Estudiosos do assunto afirmam que a geléia real prolonga a vida do ser humano e combate perturbações nervosas e as afecções vasculares, assim como a doença de Parkinson. 
Na geléia são encontradas vitaminas como: tiamina (vitamina B1), niacina (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), ácido fólico e ácido ascórbico (vitamina C). Também são encontrados sais minerais como: fósforo, azoto, enxofre, cálcio, ferro, manganês, potássio, magnésio… A geléia real contribui no tratamento de esgotamento nervoso, cansaço mental, melancolia, insônia, afecções das vias respiratórias, icterícia, anemia, leucemia, úlcera duodenal e ainda restaura o apetite. (Fonte A.Balbach – As frutas na Medicina Doméstica – Editora Edel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário