15 maio 2011

Medicamentos...

 já podem ser  descartados corretamente !


Após a prefeitura de São Paulo e os estabelecimentos do Pão de Açúcar e do Extra começarem a oferecer pontos de coleta para remédios vencidos, agora é a vez de a DROGA RAIA ser a primeira rede de farmácias a receber medicamentos vencidos no Brasil para o descarte adequado.
A iniciativa, já funcionando em alguns bairros de São Paulo, tem a intenção de coibir a contaminação do solo e das águas por parte desses fármacos vencidos, que são, todo dia, descartados incorretamente pela população.

Pelo menos os consumidores dos bairros de Tremembé, Moema, Brooklin, Vila Madalena, Vila Leopoldina, Vila Guilherme, Anália Franco e no Conjunto Nacional da Avenida Paulista já não tem mais desculpas para descartar os remédios vencidos em lixos comuns. Nestes lugares já existem unidades que coletam os medicamentos e enviam ao descarte correto.

Esse programa-piloto das farmácias Droga Raia possui um sistema digital. O recolhimento nas unidades é feito por um autoatendimento, através de um computador que, por meio de um leitor de código de barras, registra todo tipo de medicamento coletado, inclusive os remédios controlados.

O Ecomed, assim batizado o sistema de coleta, foi criado pela Brasil Health Service (BHS) e produz inclusive o número total de resíduos das unidades. Depois de cheio, a unidade é coletada pela Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) que leva o lixo fármaco ou para descontaminação ou para a incineração.

Materiais como algodão, gaze e outras bandagens são encaminhados para uma Usina de Tratamento, onde serão descontaminadas e depois levadas aos aterros sanitários. Objetos perfuro cortantes, seringas e agulhas, também estão nesse processo. Já os medicamentos e produtos químicos vencidos são incinerados em usinas preparadas ambientalmente para tal serviço.

Expectativa
"O varejo não produz resíduos como a indústria, mas participa dessa cadeia e pode ajudar o consumidor a fazer o descarte correto", afirmou a diretora de comunicação da Droga Raia, Cristiana Pipponzi sobre a importância do projeto.

Segundo ela, a expectativa da Droga Raia é conseguir aumentar o número de unidades para 50 lojas até o final de abril, englobando outros municípios e a capital do Estado. Essa meta da diretora pode ser alcançada porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através de uma portaria editada em 2009, autorizou o recolhimento de medicamentos vencidos pelas drogarias.


As informações são do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário