01 março 2011

Sucos Desintoxicantes

Você não precisa iniciar com mudanças radicais na sua alimentação para manter ou criar a saúde do seu corpo.

Um primeiro passo importante, para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo, é fazer uso de sucos frescos no seu cardápio matinal. Eles têm baixas calorias, previnem doenças e facilitam o trânsito intestinal.

Sucos não são remédios. São alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo energia, vitaminas, sais minerais e fibras, para que ele se mantenha saudável.

O ideal é que seja ingerido pela manhã em jejum, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos.

O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

IMPORTANTE
Prepare os sucos em casa com frutas e hortaliças frescas, preferentemente orgânicas (principalmente pepino, berinjela, tomate e morango), e muito bem lavadas.

Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou congele. Após 5-10 minutos de preparo eles não terão mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

Você poderá prepará-los no liquidificador ou na centrífuga. Para quem consegue, o ideal é usá-lo sem coar, porque a presença de fibras é máxima e não existem perdas.

Tente colocar o mínimo de água possível nas receitas, para evitar a diluição dos nutrientes. 
O ideal é tomá-lo ao natural, ou seja, sem adoçar. Caso impossível, usar frutas secas (1/2 colher de sobremesa) como uva passa (ou ameixa preta picada) ou dose muito discreta de um adoçante natural(estevita).

Postagem 31.05.2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário