04 junho 2013

Yakimeshi

Yakimeshi é um arroz colorido, tradicionalmente feito à base do arroz japonês (gohan) e temperado com legumes, ovos, cogumelos e carnes ou frutos do mar. Costuma ser servido sozinho; por ter bastante ingredientes, é considerado uma refeição completa. Esta versão vai legumes, ovo e shiitake.



Ingredientes:
 1 1/2 xícara de arroz tipo gohan
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de vagem picada
1 xícara de shiitake
2 ovos
1 colher de chá de gengibre ralado
3 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado
6 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de shoyu
2 colheres de vinagre de arroz (ou branco)
1/2 colher de sopa rasa de sal
1 colher rasa de açúcar

Modo de Preparo:
 Cozinhe o arroz em três xícaras de água, até ele ficar no ponto, não deixe ficar muito mole. Não precisa por sal nem óleo, o arroz será temperado mais para frente. Enquanto o arroz cozinha, hidrate o shiitake e pique em pedaços pequenos, assim como os outros ingredientes. Em uma tigela, mexa os dois ovos com o gengibre, tempere com sal, e frite com o óleo de gergelim em uma frigideira com teflon, mexendo bem,  para que este fique dividido em pedaços menores. Você pode reservar e utilizar uma panela para preparar os outros ingredientes, ou fazer como faço: costumo dividir a frigideira em áreas, e cozinhar tudo nela mesmo. Separe o ovo em um canto e refogue o shiitake com o shoyu, separe em outro canto e acrescente a vagem, e em seguida faça o mesmo com a cenoura (no vídeo dá para visualizar este passo a passo). Tempere com a cebolinha e sal a gosto. Reserve.

Use o vinagre, o sal e o açúcar para temperar o arroz cozido. Cada pessoa gosta do arroz de um jeito, mais azedo, mais doce ou salgado. Por isso esta parte deixo livre. Nesta receita usei a quantidade descrita nos ingredientes. Com o auxílio de um garfo (para evitar empapar o arroz), misture bem e acrescente os ingredientes refogados da outra panela.

Fonte: Presunto Vegetariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário