17 novembro 2011

Hospital coleta chapas de raio-x para reciclagem

Os filmes de raio-x contêm metanol, amônia e metais pesados como o cromo, que contaminam 
o solo e o lençol freático com resíduos tóxicos. l Imagem: Divulgação


Desde o início deste ano, o Hospital São Camilo Santana disponibiliza a todos os seus colaboradores, médicos, parceiros e moradores da região um posto de coleta de chapas de raio-x para reciclagem.

“Os filmes de raio-x contêm metanol, amônia e metais pesados como o cromo, que contaminam o solo e o lençol freático com resíduos tóxicos. Daí a importância da reciclagem” explica Eleuza R. M. Amaral, chefe do Departamento de Hotelaria do Hospital São Camilo Santana.

Os filmes coletados pelo Hospital são encaminhados a uma empresa especializada em soluções para recuperação de prata, fundição e tratamento de efluentes. Os cristais de prata do raio-x são transformados em talheres e joias, por exemplo. Já as chapas são transformadas em folhas de acetato de poliéster (PVC) de alta qualidade, podendo ser utilizadas na fabricação de embalagens, divisórias, capas de caderno e bolsas.

As pessoas que tiverem interesse em contribuir podem entregar os filmes de raio-x ao setor de Hotelaria do Hospital São Camilo Santana, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 3693, São Paulo – SP.

- Outro ponto de coleta de radiografias: Hospital das Clínicas- Prédio dos Ambulatórios-  Av  Enéas de Carvalho Aguiar, 155, em São Paulo/SP -  segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- Também no Hospital de Clínicas da Unicamp, são quatro os pontos de coleta disponíveis. Eles se encontram devidamente identificados nas entradas do Hospital,  situado na Rua Vital Brasil, 251, Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário