08 outubro 2011

MITOS E VERDADES SOBRE CHÁS


VERDADES 
1. A utilização de vegetais no auxílio ao tratamento de doenças, conhecido como fitoterapia, é uma forma de tratamento natural, porém, se mal utilizada, pode causar sérios danos ao organismo.

2. Utilize somente plantas que tenham fundamentação científica. Ou seja: que suas propriedades tenham sido estudas e comprovadas pela ciência, em uso medicinal e terapêutico.

3. As ervas não devem ser preparadas em utensílios de metal, pois causam alterações em seus princípios ativos e no seu sabor.

4. Os recipientes indicados são os de vidro, louça ou esmalte.

5. Os chás não devem ser consumidos 24 horas após sua preparação. Passado este período, entram em fermentação.

6. Também não deve ser utilizado o mesmo tipo de chá por mais de 30 dias seguidos, pois o organismo vai responder cada vez menos às substâncias benéficas.

7. Além do verde e branco, o chá mate possui alta concentração de antioxidantes, associados em vários estudos à diminuição do risco de câncer e de doenças cardiovasculares.
 

MITOS 
1. Consumir uma alimentação rica em gordura, carboidratos simples, sem fibras e sem restrições de quantidades e tomar chá emagrecedor (diuréticos, laxativos, que aceleram o metabolismo) que fará com que haja perda de peso.

É mentira porque... A ingestão dos chás com a finalidade de perda de peso tem que ser aliada à uma alimentação equilibrada e saudável.

2. Tomar chá verde após as refeições ajuda a perder peso

É mentira porque... O chá verde realmente faz com que haja queima de gordura, no entanto, deve ser consumido longe das principais refeições (almoço e jantar), pois ele compete com a absorção de alguns nutrientes como o ferro, por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário