02 março 2011

As Graças e as Brunas

Conversei com a Graça ontem de manhã.
Na realidade muito mais ouvi, do que falei. Graça é sábia, uma mulher de força e fibra. Ela é a faxineira da escola de psicodrama onde dou aulas. Está sempre bem disposta, tem os olhos brilhantes, corpo bem feito, mas singular. Graça nunca deve ter freqüentado nenhuma academia de ginástica pra ficar igual a ninguém. A Graça se basta!
Ela veio sozinha do Sergipe para São Paulo com pouco dinheiro na carteira, e foi morar aqui com seus filhos na casa da ex-sogra. Tinha apenas uma certeza: - Sabia que ia vencer!
Ela é guerreira, sabe o que quer, e não depende da aprovação alheia. Ao invés de chorar pitanga, ela transformou sua sabedoria, e hoje a divulga. Ela ensina outras mulheres a serem menos dependentes dos homens, a se amarem mais. Lá na igreja onde dá orientação ela contraria até o padre. O casamento eterno com alguém que maltrata, bebe ou se droga, não é a premissa da Graça.Segundo ela, agüenta quem quer! Ela tem sonhos mas sabe que provavelmente morrerá pobre, ela não tem ilusões de riqueza fácil. Pra ela a vida foi dura, mas não há a menor sombra de amargor em seu rosto.
A Bruna está dando entrevistas na TV.
Basta mudar o canal e lá está ela. Seu rosto e corpo são iguais aos de muitas garotas. Ela escreveu um livro contando suas aventuras sexuais, que está vendendo como água. Raros autores brasileiros conseguiram tal proeza.Aos 17 anos a Bruna, fugiu de casa e virou prostituta. Transou com mais de 3000 clientes. Ela estudou em bons colégios, e teve vida de menina rica. Hoje ela tem 21 anos, e resolveu se aposentar da profissão mais velha do mundo.

Seu blog na internet foi visitado por mais de 20.000 pessoas num mês. Todos estão interessados em saber o que a Bruna fazia nas surubas, quais posições são as preferidas dos homens, que tipos de beijo usava, etc e tal. Ontem li algumas críticas ao seu livro, um dos leitores dizia que a Bruna “acabou com a hipocrisia de nossa sociedade hipócrita! ” A Bruna virou salvadora social!
No seu livro ela também conta, que já teve bulimia, depressão, foi mal tratada por alguns clientes e viciada em drogas. Diz não se arrepender de nada do que fez. No futuro pretende escrever um livro de auto-ajuda sobre sexo, e cursar psicologia. Tem muito que ensinar às pessoas sobre fantasias sexuais, já que ela realizou a de várias, conforme contou na TV.  A Bruna virou estrela!
Hoje ela mora junto com um ex-cliente, um cara que era casado e tem dois filhos. Tudo o que fez na sua vida se deve unicamente ao fato de não se dar bem com seus pais: Eles não entendiam sua revolta típica de adolescente! A Bruna fêz analise. Ela não sente culpa de nada. Quando ando na rua, vejo um monte de Brunas. Elas são parecidas, tem o cabelo comprido e liso, usam roupas da moda.E falam muito de sexo. As Brunas adoram chamar a atenção com seus corpos malhados e esculpidos da mesma forma nas academias.Na vida real, são elas que fazem sucesso e não as Graças! Elas é que ganham dinheiro e a admiração dos homens. A sociedade consome Brunas, e a elas dá valor. As Brunas tem emprego garantido.

As Graças passam fome, e são vítimas dos preconceitos profissionais.Nosso valor está, não apenas onde gastamos o nosso dinheiro, mas onde colocamos o nosso tempo. Tempo é algo inerente à vida, só que ele nos dá múltiplas oportunidades de usá-lo.Há alguns que gastam o seu tempo ouvindo ou lendo as histórias da Bruna. Ou, ainda acham na internet mesmo, e sem sair de casa, as fotos e contos de outras Brunas, elas são muitas. E todas muita parecidas: corpos, falas, jeitos, roupas . As Graças, são mais difíceis de achar. Elas vivem ocupadas. Quando não se ocupam de seus trabalhos, família e amores, elas ajudam outras pessoas. O tempo delas é escasso!É preciso ir atrás delas. Elas dão mais trabalho, são mais exigentes e não se encantam por qualquer coisa, nem por qualquer um. 
As Graças não justificam o seu comportamento, não culpam pais, ou seja lá quem for, por serem assim ou assadas São femininas, não tem idade, e não se encaixam num determinado tipo de beleza. Elas são para poucos homens. Até porque não se submetem e muito menos dependem de qualquer um. E se um não se esforça, não há como dar certo. Disse também que o amor deve ser regado, dia a dia, só assim ele cresce. E este ato deve ser feito pelos dois, e não apenas pelas mulheres. As Graças, por sua graça, estão a cada dia mais raras. Elas são sábias, mesmo que não tenham cursos e nem sequer estudado em qualquer colégio. Coisa hoje muito valorizada no mercado de trabalho!
Ontem conversei ao vivo com a Graça.  Ela não está nos jornais, e muito menos na TV. Que sorte eu tenho de conhecer uma Graça! Para ela eu dou todo o meu valor. Ontem a Graça me disse que lá na sua igreja, tem mulher que quer fazer tudo sozinha para um relacionamento dar certo. Ela ensina que um relacionamento é de duas pessoas.                           


Postagem 04.06.2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário